Ensinamos arte marcial promovendo desenvolvimento físico, crescimento pessoal e harmonia entre corpo e mente
Nossa história começou em 18 de dezembro de 1996, quando o sensei Matusalém Gonçalves Pinheiro fundou a Associação Catarinense Matusa Bujutsu Do (Matusa Bujutsu). Desde lá, somos uma academia especializada em Bujutsu, uma arte marcial de origem japonesa, que era usada no treinamento dos samurais. “Bu” quer dizer “guerreiro”, “Jutsu” pode ser definido como “técnica” ou “arte”, e “Do” significa “caminho”. Portanto, Bujutsu é “a arte do caminho guerreiro”.
Nas aulas, o foco é a defesa pessoal, com técnicas de luta em pé, no solo, quedas, derrubadas, chaves, torções e imobilizações. Mas, para além da técnica, damos ênfase em forjar no aluno o verdadeiro caráter de um guerreiro. Queremos que ele aprenda a manter a calma, a ter respeito, a ter coragem para enfrentar as dificuldades e, principalmente, que lute todos os dias para se tornar uma pessoa melhor para si mesmo e para os outros.
Em busca dessa evolução, eliminamos as competições. No decorrer da caminhada, não há disputas entre alunos para trocar de faixa. A graduação vem com o aprendizado das técnicas solicitadas para cada etapa. No Matusa, um ajuda o outro a crescer. O amigo de aula é um parceiro, com quem o aluno compartilha o conhecimento, praticando os golpes com respeito, um ajudando o outro.
Kendi Sato, único discípulo graduado por Matusalém Gonçalves Pinheiro, é Sensei do Matusa Bujutsu em Joinville desde 2004. Ele é faixa preta 5° Dan. Nascido em 1977, com ascendência japonesa, Kendi dedicou sua vida às artes marciais. Treina desde criança, e começou a prática do Bujutsu em 1996, ano em que Matusalém deu início à academia. Kendi é formado em educação física, e pós graduado em pedagogia (PUC/PR) e em lutas e artes marciais (Universidade Estácio/SP).
No Matusa Bujutsu, é ele quem lidera as atividades pedagógicas, sempre dando exemplo de respeito, humildade e disciplina aos alunos. Kendi formou 22 alunos na faixa preta desde 2009. Sua contribuição é vital para a continuidade e prosperidade da tradição do Matusa Bujutsu.
“A arte do guerreiro é a prática da harmonia, da paz e do amor, porque o amor é a sua melhor arma!”
Matusalém G. Pinheiro
Mestre fundador do Matusa Bujutsu
Matusalém Gonçalves Pinheiro (1972 – 2003) começou a praticar arte marcial com 8 anos, tornando-se experiente em diversas modalidades. Em 1996, fundou a Associação Catarinense de Bujutsu Dojo (Matusa Bujutsu) e promoveu o Bujutsu como uma ferramenta para educação e qualidade de vida. Enfatizou a defesa pessoal e a filosofia de vida, buscando harmonia entre mente e corpo. Seu legado inclui a formação do nosso atual sensei, Kendi Sato, seu sucessor na academia. Matusalém acreditava que a verdadeira defesa pessoal envolve comportamento, serenidade e respeito, deixando o combate físico como último recurso. Sua influência é evidente na transformação do Bujutsu em uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.
A estrutura do Matusa Bujutsu é uma arquitetura profunda, que combina arte marcial e tradição. Além de movimentos, incorpora valores e disciplina. Cada elemento contribui para formar praticantes preparados tanto tecnicamente quanto eticamente. Enraizado na tradição, o Matusa Bujutsu transcende o treinamento, tornando-se uma jornada que honra o passado e aponta para o futuro, conectando-se à essência da tradição e da espiritualidade
Professor de Bujutsu 4 dan
Instrutor de artes marciais reconhecido pelo CREF desde 1994.
Profissional de Educação Física desde 2006 -Univille – SC.
Pós graduação em pedagogia – PUC-PR – 2010.
Pós graduação em lutas – Universidade Estácio SP – 2014.
Instrutor de armazenamento e tiro – 2021.
Graduado em Bujutsu – Faixa Preta
Graduação Superior em Educação Física na Univille/SC – 2015.
Profissional de Educação Física com registro CREF nº 019818.
Graduado em Bujutsu – Faixa Preta
A Associação Matusa Bujutsu busca promover o esporte educacional em Joinville, utilizando o Bujutsu como ferramenta de integração social e desenvolvimento motor, psíquico e espiritual para jovens. Iniciado em agosto de 2023, o projeto oferece 40 bolsas gratuitas para crianças de 6 a 18 anos, com aulas semanais aos sábados. Além das aulas, os alunos recebem uniforme e equipamentos novos. O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, visa continuar e expandir as bolsas para 80 alunos no próximo ano. O Sensei Kendi Sato lidera e conta com a contribuição voluntária de alunos graduados para ajudá-lo nesta missão
Matusa Bu Jutsu Dojo: Arte Marcial em Joinville focada no desenvolvimento físico, psíquico e espiritual sem ênfase na competição.